GLOSSÁRIO

A - B - C - D - E - F - G - I - J - L - M - N - O - P - R - S - T - U - V

 



-ELEMENTO DE DESPESA
-EMPENHO
-EMPRESA PÚBLICA
-EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE
-ESTÁGIOS DA DESPESA
-ESTÁGIOS DA RECEITA
-ESTIMATIVA DA RECEITA
-EXECUÇÃO ORCAMENTÁRIA DA DESPESA
-EXERCÍCIO FINANCEIRO

GLOSSÁRIO :: DESCRIÇÃO

EMPENHO
Ato emanado de autoridade competente, que cria para o Estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição; a garantia de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido. Representa o primeiro estágio da despesa orçamentária. É registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. Os empenhos podem ser classificados em:

  • Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;
  • Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros;
  • Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.


O empenho poderá ser reforçado quando o valor empenhado for insuficiente para atender à despesa a ser realizada, e, caso o valor do empenho exceda o montante da despesa realizada, o empenho deverá ser anulado parcialmente. Ele será anulado totalmente quando o objeto do contrato não tiver sido cumprido, ou ainda, no caso de ter sido emitido incorretamente. Documento contábil envolvido nessa fase: NE (Nota de Empenho).